Respostas
Resposta:
são 4
Explicação:
Mercado monetário
Nesse mercado, ocorrem as operações de transferências de recursos no curtíssimo prazo, geralmente com prazo de um dia, como as realizadas entre as próprias instituições financeiras (no chamado mercado interbancário) ou mesmo entre as instituições e o Banco Central (BC).
O mercado monetário tem como principal objetivo o controle da liquidez da economia, ou seja, se o volume de dinheiro estiver maior que o desejado pela política monetária – estabelecida pelo BC –, a autoridade monetária intervém no mercado vendendo títulos e retirando moeda do mercado. Com isso, reduz-se a liquidez da economia. O movimento contrário também é possível: caso a quantidade de recursos esteja abaixo do necessário, o BC compra títulos e injeta moeda no mercado, restabelecendo a liquidez desejada.
Mercado de câmbio
É o mercado onde são realizadas as trocas de moedas estrangeiras (como dólar) por moeda nacional (o real). Participam desse mercado todos os agentes econômicos, por exemplo, grandes empresas que fazem transações com o exterior, ou seja, têm recebimentos ou pagamentos a serem efetuados em moeda estrangeira. O Banco Central também é responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio.
Mercado de crédito
Trata-se do segmento do mercado financeiro em que as instituições financeiras captam recursos de investidores e os emprestam a pessoas físicas ou empresas. Com isso, as instituições são remuneradas pela diferença entre o custo de captação (quanto vão oferecer de rentabilidade ao investidor) e a taxa de juros cobrada dos tomadores. Essa diferença é conhecida como spread. Em geral, são formalizados por contratos, e as instituições (bancos comerciais e financeiras) assumem o risco de crédito das operações.
Empréstimo pessoal, cheque especial e desconto de duplicatas são alguns dos exemplos de operações realizadas no mercado de crédito. O BC também controla, fiscaliza e estabelece normas para este mercado.
Mercado de capitais
Para desenvolver projetos de crescimento do negócio, as empresas precisam de capital. Esse dinheiro pode ser obtido, por exemplo, por meio de captação mercado de capitais. Os recursos podem ser direcionados para investimentos como aquisição de outras empresas ou mesmo para alongar o prazo de suas dívidas. E quem faz o “empréstimo” dos recursos às companhias são os investidores, que veem essa quantia se valorizar ao longo do tempo.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Resposta:
4, 1, 2, 3;
Explicação:
1 - Mercado de Câmbio;
2 - Mercado de Crédito;
3 - Mercado de Capitais;
4 - Mercado Monetário;
( ) As transferências de recursos a curtíssimo prazo, em geral com prazo de um dia, como aquelas realizadas entre as próprias instituições financeiras ou entre elas e o Banco Central.
( ) É o mercado em que são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por moeda nacional.
( ) É o segmento do mercado financeiro em que as instituições financeiras captam recursos dos agentes superavitários e os emprestam às famílias ou empresas, sendo remuneradas pela diferença entre seu custo de captação e o que cobram dos tomadores.
( ) É o mercado onde são realizadas as compras e vendas de títulos e valores mobiliários.