Santa Catarina exemplifica um fenômeno nacional: a criação de Regiões Metropolitanas (RMs). Considerando a aplicação desse instrumento de planejamento territorial no Estado em questão, assinale a alternativa correta. a) Está em curso a formação de uma cidade-região no Estado, impulsionando profundas transformações na rede urbana, o que justificou a criação das onze RMs para viabilizar o planejamento e a gestão territorial. b) O real processo de metropolização em Santa Catarina, dinamizado nas últimas décadas, não abrange a totalidade do Estado, permitindo concluir que a criação das onze RMs obedeceu a critérios mais políticos do que técnicos. c) O adensamento populacional, com a formação de grandes cidades conurbadas em todas as regiões do Estado, levou ao diagnóstico de que há um processo generalizado de metropolização e justificou a criação das onze RMs. d) Em função de intensa urbanização regional foi criada a RM de Florianópolis nos anos 1970; já as demais RMs somente se justificaram a partir das mudanças demográficas e econômicas da década passada.
#UNICAMP
Respostas
O planejamento territorial é importante na urbanização de todo o país, porém, ele precisa ser feito com pensamento de longo prazo, e não de forma imediata, por isso que devem ser feitos projetos.
A alternativa correta é:
B) O real processo de metropolização em Santa Catarina, dinamizado nas últimas décadas, não abrange a totalidade do Estado, permitindo concluir que a criação das onze RMs obedeceu a critérios mais políticos do que técnicos.
A metropolização de Santa Catarina é um processo que está ocorrendo a décadas, porém, é a metropolização de uma cidade não abrange todo o Estado, ele abrange apenas a cidade em si e as demais que se articulam ao seu redor.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Letra B
Explicação:
Em Santa Catarina, a determinação das regiões metropolitanas cabe principalmente ao governo estadual. Assim, estes aglomerados metropolitanos constituem uma instância de planejamento urbano e regional. Todavia, o procedimento não atende aos critérios geográficos científicos, ou seja, a forte interação demográfica, econômica e das infraestruturas entre os municípios. Na verdade, são regiões metropolitanas mais estruturadas às de Joinville (NorteNordeste Catarinense), Blumenau (Vale do Itajaí) e Florianópolis.