• Matéria: História
  • Autor: vianaerica1904
  • Perguntado 7 anos atrás

O documento abaixo foi redigido pelo governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, em 18 de agosto de 1694, para comunicar ao Rei de Portugal a tomada da Serra da Barriga. " (...) Não me parece dilatar a Vossa Majestade da gloriosa restauração dos Palmares, cuja feliz vitória senão avalia por menos que a expulsão dos holandeses, e assim foi festejada por todos estes povos com seis dias de luminárias. (...) Os negros se achando de modo poderosos que esperavam o nosso exército metidos na serra (....), fiando-se na aspereza do sítio, na multidão dos defensores. (...) Temeu-se muito a ruína destas Capitanias quando à vista de tamanho exército e repetidos socorros como haviam ido para aquela campanha deixassem de ser vencidos aqueles rebeldes pois imbativelmente sse lhes unir-se os escravos todos destes moradores (....)"Sobre o documento acima e seus significados atuais, é correto afirmar que a) foi escrito por uma autoridade da Coroa na colônia e tem como principal conteúdo a comemoração da morte de Zumbi dos Palmares. A data de 20 de novembro, como referência ao líder do quilombo, tem uma conotação simbólica para a população negra em contraponto à visão oficial do 13 de maio de 1888. b) o feito da tomada de Palmares, em 1694, pelos exércitos da Coroa, é entendido como menos glorioso quando comparado à expulsão dos holandeses de Pernambuco, em 1654. Os dois eventos históricos não têm o mesmo apelo para a formação da sociedade brasileira na atualidade. c) o texto de Caetano de Melo e Castro indica que Palmares não gerou temor às estruturas coloniais da Capitania de Pernambuco. A comemoração oficial do Dia da Consciência Negra é uma invenção política do período recente. d) o Quilombo de Palmares representou uma ameaça aos poderes coloniais, já que muitos eram os rebeldes que se organizavam ou se aliavam ao quilombo. A data é celebrada, na atualidade, como símbolo da resistência pelos movimentos negros.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
37

É correta a alternativa D, já que o que o então governador da colônia de Pernambuco relata é a "grande vitória" e a "retomada" da região de Palmares, associando este quilombo a uma grande ameaça para os interesses coloniais, já que ele servia de refúgio para escravizados que conseguissem escapar e uma ameaça ao poder político local.

A destruição do Quilombo, celebrada pelas autoridades da época, é hoje lembrada como uma forma de manter vivos os valores ideológicos do Quilombo, sendo um símbolo histórico do movimento negro na construção de uma identidade social em nossa sociedade.

Perguntas similares