A preocupação com a emissão de gases poluentes no meio ambiente está muito presente na indústria automobilística. Recentemente, uma das soluções encontradas para contornar esse problema nos veículos movidos a Diesel foi o desenvolvimento do Arla 32, uma solução de ureia em água, que atua nos sistemas de exaustão, de acordo com as equações químicas abaixo: CO(NH2)2 + H2O → 2NH3 + CO2 4NH3 + 4NO + O2 → 4N2 + 6H2O 4NH3 + 2NO2 + O2 → 3N2 + 6H2O. Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que a ação do Arla 32 leva a uma redução a) da emissão das espécies NOx, e não contribui para a poluição atmosférica. b) completa do NO e apenas da metade do NO2 emitido, mas contribui para a poluição atmosférica. c) completa do NO, mas somente reduz a emissão de NO2 depois que acabar o NO, e não contribui para a poluição atmosférica. d) da emissão das espécies NOx, mas contribui para a poluição atmosférica
#UNICAMP
Respostas
Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que a ação do Arla 32 leva a uma redução a) da emissão das espécies NOx, e não contribui para a poluição atmosférica.
As equacoes quimicas desse substancia Arla 32 sao as seguintes:
CO(NH₂)₂ + H₂O → 2NH₃ + CO₂
4NH₃ + 4NO + O₂ → 4N₂ + 6H₂O
4NH₃ + 2NO₂ + O₂ → 3N₂ + 6H₂O.
As acoes do arla 32 leva o veiculo a liberar gas carbonico e gas nitrogenio, gases ja presentes na atmosfera. O gas nitrogenio esta presente na atmosfera numa proporcao de 80% da mesma e e um gas inerte, ou seja, nao reage e tambem nao e prejudicial a saude humana.
Ja o CO₂ liberado pela acao do Arla 32 contribuem para o aumento da emissoes de efeito estufa, pela observacao da primeira equacao. Apesar de estar presente na atmosfera, o aumento da concentracao de CO₂ na mesma causa um maior aprisionamento dos raios solares, com consequente aumento de temperatura da Terra, o que e chamado de efeito estufa.