O processo contemporâneo de metropolização do espaço e a grande metamorfose que vem ocorrendo em algumas metrópoles têm significado mudanças territoriais expressivas. Há intensificação e multiplicidade de fluxos de pessoas, mercadorias e informações, bem como crescimento do número de cidades conurbadas, onde não se distingue muito bem, na continuidade da imensa área construída, o limite municipal de cada uma delas. Tanto em São Paulo, por exemplo, como na Cidade do México, em Buenos Aires ou em Santiago, vamos encontrar a manifestação desse momento mais avançado da urbanização. Tendo em vista a metrópole contemporânea, é correto afirmar que se trata de uma a) única aglomeração, mas dispersa e fragmentada, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares. b) única aglomeração, pois é compacta e coesa, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares. c) metrópole compacta e coesa, organizada exclusivamente por uma estrutura hierárquica de fluxos imateriais. d) metrópole dispersa e fragmentada, organizada exclusivamente por uma estrutura hierárquica de fluxos materiais.
#UNICAMP
Respostas
A alternativa correta é a letra a) única aglomeração, mas dispersa e fragmentada, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que a metrópole se caracteriza por ser um imenso espaço multifacetado em torno de funções estruturadas por sistemas de redes materiais e imaterais.
Logo, é uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade bem específica e acaba se tornando responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a elas dependentes.
Finalizando então, A alternativa correta para a questão é a letra A, já que uma metrópole é caracterizada como sendo um espaço que apresenta diversas faces de acordo com as estruturas das funções, que são feitos por meio de redes tanto materiais, quanto imateriais.
A alternativa B está incorreta, já que apresenta como sendo uma aglomeração coesa e compactada, mas o processo é inverso.
Na alternativa C o erro está em apresentar que se trata de uma compactação coesa, assim como abranger somente os fluxos imateriais, quanto o processo serve para os dois.
E por fim, na alternativa D, está incorreta pois não se trata apenas de fluxos imateriais.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)