Respostas
Resposta:
A demarcação de terras indígenas é um tema que deve ser visto para além da superficialidade de certo ou errado, justo ou injusto. É preciso compreender que ao se demarcar uma área indígena se pretende manter a conservação daquela cultura que é anterior a chegada dos europeus. No entanto, deve-se entender que nem todos os grupos indígenas tem as mesmas formas culturais, há grupos que são nômades e seminômades. Como então atender a necessidade desse grupo étnico se seu modo de vida não consiste em fixar-se em apenas uma região?
Também se deve levar em conta o aspecto religioso, onde a existência dessa comunidade depende da relação direta com a terra, pois a mesma é sagrada. Nesse caso, não é toda e qualquer terra que serve, e sim aquela que é a habitação do espíritos sagrados.
Creio que a demarcação de terras indígenas é um primeiro passo para que haja uma compensação histórica, mas deve-se ir além, visando compreender as especificidades culturais de cada grupo e se essas medidas de fato atendem suas necessidades imediatas.