• Matéria: Biologia
  • Autor: malubirro
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando você encosta uma concha na orelha, consegue ouvir um som semelhante ao barulho das ondas do mar. Isso acontece porque os sons do ambiente penetram na concha e, lá dentro, “esbarrando” nas paredes, vão criando ecos. Se você pudesse ficar em um lugar à prova de som e encostasse uma concha na orelha, você não iria ouvir esse som.
Se você tentasse “ouvir o mar” com essas conchas, poderia dizer que estava utilizando partes do corpo de um bivalve? Justifique.

Respostas

respondido por: HiroNeshi
44

Resposta:

Não.

Explicação:

Apesar de os bivalves dependerem de suas conchas para sobreviverem, as mesmas não nascem com eles, eles tem de produzi-las posteriormente, e como ela não é viva, conforme ele cresce,tem que aumentar o tamanho da concha. Sendo assim, ela é um "acessório vital" mas não uma parte dele.


malubirro: Obrigada!
respondido por: wilsonlccarvalho
3

Ao tentar ouvir o som do mar em uma concha, não se pode dizer que está usando parte do corpo de um bivalve, já que esses seres utilizam conchas produzidas ao longo da vida, não as produzem no nascimento.

Bivalves

Os bivalves são moluscos marinhos ou de água doce que utilizam uma concha que contém duas valvas (dois lados simétricos). Esses moluscos dependem das conchas para a sobrevivência e alimentam-se de partículas em suspensão na água.

As conchas dos bivalves são as que produzem pérolas, por meio de um processo de acumulação de impurezas da água misturada com uma secreção do molusco.

Aprenda mais sobre Moluscos: https://brainly.com.br/tarefa/7287621

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares