(FGV-SP) Os lisossomos são organelas eucariotas importantes para processos vitais da célula. São delimitados por uma membrana semelhante à de outras organelas e ao próprio envoltório celular. Caso o conteúdo enzimático interno de todos os lisossomos seja liberado no citoplasma, ocorre então a digestão:
A-das partículas endocitadas pelos processos de fagocitose e pinocitose, nutrindo a célula.
B-das estruturas internas, causando a morte celular programada.
C-das organelas envelhecidas, para a renovação dessas estruturas.
D-do vacúolo alimentar responsável por nutrir a célula.
E-do núcleo, iniciando-se o processo de divisão celular.
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Também chama de Apoptose, a morte celular programada ocorre quando os Lisossomos liberam suas enzimas no citoplasma para a destruição de todas as organelas e, consequentemente, a morte da célula. Isso ocorre por diversos motivos, sendo um deles durante a formação dos bebês, onde os dedos são separados por conta da morte das células que os une.
Caso todo o conteúdo enzimático presente nos lisossomos seja liberado, ocorre a digestão de todas as estruturas internas da célula, resultando em uma morte celular programada (letra B).
Lisossomos e enzimas
Os lisossomos são organelas fundamentais para o bom funcionamento das células, os quais apresentam enzimas importantes para a digestão de fagossomos e de outros componentes. Entretanto, caso todos os lisossomos liberem seus conteúdos para o citoplasma, ocorre a digestão de todas as organelas da célula.
Quando isso ocorre, o processo é denominado de apoptose, ou seja, morte celular programada. Esse processo ocorre em situações na qual o organismo deseja livrar-se de células mutadas, alteradas ou não funcionais.
Outra questão sobre apoptose:
https://brainly.com.br/tarefa/5789964