A relação e papel da Organização da Nações unidas na procissão e acompanhamento de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento sustentável.
Respostas
Resposta:
ONU Brasil
MENU
FALE CONOSCO
A ONU EM AÇÃO
AÇÃO HUMANITÁRIA
ÁFRICA
AGRICULTURA
ÁGUA
AIDS
ALIMENTAÇÃO
ASSENTAMENTOS HUMANOS
CRIANÇAS
DEMOCRACIA
DESARMAMENTO
DESENVOLVIMENTO
DIREITO INTERNACIONAL
DIREITO MARÍTIMO E OCEANOS
DIREITOS HUMANOS
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
EMPRESAS
ENERGIA ATÔMICA
GOVERNANÇA
MEIO AMBIENTE
MUDANÇA CLIMÁTICA
MULHERES
PAZ E SEGURANÇA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
PESSOAS IDOSAS
POPULAÇÃO MUNDIAL
REFORMA DA ONU
REFUGIADOS
SAÚDE
SOCIEDADE CIVIL
TERRORISMO
VOLUNTARIADO
A ONU e o desenvolvimento
Os esforços de desenvolvimento das Nações Unidas têm influenciado profundamente a vida e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo. Orientando estes esforços está a convicção de que a paz internacional e a segurança duradouras só são possíveis se o desenvolvimento econômico e o bem-estar social das pessoas em todos os lugares forem garantidos.
“Visando à criação de condições de estabilidade e bem-estar necessárias para a convivência pacífica entre as nações (…) as Nações Unidas devem promover: padrões de vida mais elevados, pleno emprego e condições de progresso econômico e social e desenvolvimento (…)”
Artigo 55 da Carta da ONU
Muitas das transformações econômicas e sociais que têm ocorrido no mundo desde 1945 têm sido significativamente influenciadas pelo trabalho das Nações Unidas. Como centro global para construção de consensos, a ONU definiu prioridades e metas para a cooperação internacional na ajuda aos esforços de desenvolvimento e na promoção de uma economia global mais justa.
As Nações Unidas têm desempenhado um papel essencial na construção de consensos internacionais para ações de desenvolvimento. A partir de 1960, a Assembleia Geral ajudou a estabelecer prioridades e metas através de uma série de Estratégias Internacionais de Desenvolvimento com duração de dez anos cada. Embora voltadas para questões de interesse particular, as décadas consistentemente sublinharam a necessidade de progressos em todos os aspectos do desenvolvimento econômico e social.
Na Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, os dirigentes mundiais aprovaram um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visam erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar a educação primária universal, promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças e garantir a sustentabilidade ambiental – através de um conjunto de metas mensuráveis a serem alcançadas até o ano de 2015.
Entre elas estão: reduzir pela metade a proporção daqueles que ganham menos de um dólar por dia, alcançar a educação primária universal, eliminar a desigualdade de gênero em todos os níveis de ensino, reduzir drasticamente a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna. A Cúpula das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2010 terminou com a adoção de um Plano de Ação Global para alcançar os oito objetivos antipobreza até 2015 e o anúncio dos principais novos compromissos para as mulheres e a saúde das crianças e outras iniciativas contra a fome, a pobreza e a doença.