A replicação semiconservativa do DNA é um ponto importante na forma como nucleotídeos se pareiam (adenina se liga à timina por duas ligações de hidrogênio e a citosina se liga à guanina por três ligações de hidrogênio). Na molécula de DNA dupla fita, os arcabouços pentose-fosfato das fitas complementares são antiparalelos: um é orientado de 5’→ 3’ e a fita oposta é orientada de 3’ → 5’. Isso é essencial para o processo de replicação e orientadas por enzimas.
HARVEY, A. R.; FERRIER, R. D. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
O texto é claro quanto à importância da estrutura do DNA frente às etapas da replicação. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.
I. A replicação de DNA se inicia em origens fixas e é bidirecional a partir de cada origem de replicação.
II. A replicação do DNA é semiconservativa. Nela, cada filamento servirá como molde, originando duas fitas novas, sendo cada uma formada por uma fita antiga e uma fita recém-sintetizada.
III. Na fita descrita como retardatária, o processo de síntese da nova fita ocorre no mesmo sentido em que a forquilha de replicação avança.
IV. Na fita líder, uma nova sequência iniciadora, ou primer, é adicionado a cada pequeno bloco a ser replicado.
Está correto o que se afirma em:
II,III, e IV
I e IV
II, e III
I,II, e III
I,e II
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
I e II
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
I e II
Explicação:
Na fita líder é que o molde está orientado com a extremidade 5’ à forquilha de replicação, sendo a síntese de fita nova continuada com a adição de nucleotídeos na extremidade 3’-OH.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás