Respostas
Em 10 de dezembro de 1948 a terceira Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou o documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos Humanos".
Resposta:
Os direitos humanos são bem amplos e se dividem em direitos civis e políticos como: direitos à vida, à propriedade, liberdade de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal e etc. Outra vertente são os direitos econômicos, sociais e culturais como: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros. Além dessas divisões, contamos também com direitos difusos e coletivos como: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital, entre outros, baseados no valorda fraternidade.
Origem dos direitos humanos
Os direitos humanos são advindos do resultado de uma longa história, que foi debatida ao decorrer dos séculos por juristas e filósofos. Porém, toda história teve um início, esta não seria diferente, o começo de tudo veio da área religiosa, quando o Cristianismo, durante a Idade Média, foi àconfirmação da defesa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade. Durante esta época, os matemáticos cristãos desenvolveram a teoria do direito natural, baseada na ideia de que o indivíduo está no centro de uma ordem social e jurídica justa, mas a lei divina era dominante. Logo foram criadas muitas teorias no decorrer do tempo.
Após um longo período de direitos indefinidos, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi realmente anunciada em 26 de agosto de 1789, na França. Sendo que ela está ligada intimamente com a Revolução Francesa.
Neste período, havia uma urgência em divulgar para a população a declaração para legitimar o governo que começava com o desligamento do rei Luís XVI e que, por sua vez, seria decapitado quatro anos após essa ruptura, em 21 de Janeiro de 1793.
Sabe qual é a importância desse documento atualmente? Ele foi a primeira declaração dos direitos e fonte de inspiração para outras que vieram depois dela, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948.
Explicação: