O termo aterosclerose (do grego, atheros: papa) foi criado por Felix Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, uma vez que as placas que a caracterizam podem levar ao fechamento ou entupimento do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, a má circulação cerebral e a gangrena de membros inferiores. Se fosse feita uma relação entre a instalação desse quadro clínico e o nível de lipoproteínas transportadoras do colesterol, tal relação ocorreria entre
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
Baixo HDL e Alto LDL
Explicação:
A aterosclerose é uma condição médica caracterizada pela obstrução do fluxo sanguíneo em artérias, ocorrendo devido a deposição de placas no lúmen destes vasos.
Resumindo se dá ao acúmulo de gordura no interior das artérias devido à má alimentação, rica em gordura e pobre em vegetais.
LDL : por se acreditar que sua ingestão em excesso leva à formação de uma placa aterosclerótica (placa de gordura) nas veias e artérias sanguíneas, comprometendo-as.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás