• Matéria: Pedagogia
  • Autor: aDotty
  • Perguntado 7 anos atrás


“Os documentos que norteiam as práticas dos professores de Arte em âmbito nacional são fundamentados pela proposta triangular de Barbosa, desenvolvida durante a década de 1980, aproximadamente uma década antes da popularização do computador portátil. Transforma-se em problema a discrepância temporal entre a origem da proposta com o início das relações da sociedade com as tecnologias, de certo modo, populares”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUBLITZ, Barbara Mariah Retzlaff. A Proposta Triangular do ensino da Arte e o Ciberespaço: indícios da manutenção de um desencontro. Anais do X Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão. p. 53-66. Florianópolis – CEART/UDESC, 01, 02 e 03 de dez. de 2014. p. 53-54.


Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, analise as afirmativas a seguir.

I. O foco da abordagem triangular passa pelas vias da visualidade, da observação de imagens.
II. Existem várias formas de abordagens de leitura de imagem, sendo uma delas a leitura histórica.
III. Os três pilares da abordagem triangular (Leitura de imagem, História da Arte e Fazer artístico) podem ser desenvolvidos em diferentes sequências.
IV. O Arte-Educador precisa trabalhar os três eixos norteadores da abordagem triangular de forma conjunta em todas as aulas.


São corretas apenas as afirmativas:

A I, II e III
B I, II, IV
C II, III e IV
D III e IV
E I, II, III e IV

Respostas

respondido por: taislamoreira
12

Resposta: Alternativa A

Explicação:

As afirmativas I, II e III são verdadeiras. “A metodologia triangular, denominada posteriormente de proposta e finalmente de abordagem, visava ensinar a visualidade com base em imagens, promovendo a educação do olhar e valorizando os conteúdos da arte, ao apresentar a dimensão histórica da arte e situar o aluno como consumidor cultural. [...] Cabem aí diferentes abordagens para a leitura, que pode ser formalista, semiótica, histórica, iconográfica, entre outras. [...] Sendo assim, os três pilares têm a mesma importância e não há nenhum tipo de indicação em relação a uma sequência para a condução do processo de trabalho. O professor pode se deter mais tempo em um dos pilares, trabalhar cada um numa aula ou começar cada vez por um dos pilares” (livro-base, p. 244-245)

Perguntas similares