• O que são emissões atmosféricas? Faça um paralelo entre essas emissões e o efeito estufa;
• Qual o combustível fóssil que contribui para o aumento do efeito estufa? De onde é extraído e como é beneficiado?
• Quais as possíveis soluções você indicaria para a redução do nível de aquecimento global em longo prazo e quais implicações trariam benefícios em áreas urbanas?
Respostas
• As emissões atmosféricas correspondem ao lançamento de qualquer material gasoso, líquido ou sólido na atmosfera. Elas podem ser classificadas em emissão pontual (quando o fluxo é controlado, como ventiladores ou chaminés) e emissão fugitiva (difusa e sem controle do fluxo, como vazamentos ou recipientes abertos com substâncias voláteis).
Alguns gases emitidos na atmosfera (como metano - CH₄ - ou gás carbônico - CO₂) tem alta capacidade de absorver radiação infravermelha (calor), o que provoca movimentos de vibração e estiramento nas moléculas, e tem a capacidade de alterar a temperatura média do planeta através do desequilíbrio do efeito estufa, resultando no aquecimento global.
• Os combustíveis fósseis que contribuem para o aumento do efeito estufa, como a gasolina ou o diesel, são extraídos do petróleo. O petróleo é beneficiado através do processo de destilação fracionada, em que diferentes componentes são extraídos através das diferenças nos pontos de ebulição.
• Dentre as possíveis soluções para a redução do nível de aquecimento global em longo prazo estão a substituição de combustíveis fósseis por outros que não são derivados do petróleo (como álcool ou hidrogênio) nos meios de transporte, uso de energias limpas nas indústrias, como a solar ou a eólica.
Nas áreas urbanas, benefícios atingiriam toda a população, com melhora da qualidade do ar e, consequentemente, melhora da saúde pública e da qualidade de vida.
Espero ter ajudado!