Questão 1 - Os efeitos da seleção, seja ela artificial ou natural, que incidem sobre as populações não são influenciados pelo número de indivíduos que a compõem, ou tamanho populacional, mas, sim, pelas propriedades genéticas, ou seja, pela estrutura genética populacional. Portanto, o que nos interessa não é o tamanho populacional, mas o tamanho efetivo populacional, ou seja, a representatividade genética daquela população.
PUPIN, Silvelise. Leis da genética e aplicabilidade na agronomia. Unidade 1 - Seçao 2. Londrina: Editora e distribuição Educacional S. A., 2018.
Considerando a importância do tamanho populacional nos estudos da genética de populações, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Um pequeno tamanho populacional está associado a uma menor quantidade de alelos.
b.
Populações grandes, obrigatoriamente apresentarão elevada diversidade genética.
c.
Há uma maior probabilidade que um alelo esteja presente e seja transmitido para a próxima geração em populações pequenas.
d.
Apesar de uma menor quantidade de alelos em pequenos tamanhos populacionais, isso não significa que haverá baixa diversidade genética nessas populações pequenas.
e.
Apesar de sua importância não serve de alerta para o afunilamento da base genética, como ocorre com animais em extinção. Esses alertas são oriundos de outros parâmetros e não do tamanho populacional.
Questão 2 - Para acessar informações genéticas das populações e dos indivíduos que as constituem, foram desenvolvidas ferramentas poderosas, baseadas na genética molecular. Os marcadores moleculares foram desenvolvidos na década de 1980 e representaram um grande avanço para a ciência, com a mudança de paradigma da genética mendeliana para a genética genômica.
PUPIN, Silvelise. Leis da genética e aplicabilidade na agronomia. Unidade 1 - Seçao 2. Londrina: Editora e distribuição Educacional S. A., 2018.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir.
I. Marcadores moleculares são empregados para detectar os polimorfismos em sequências específicas de DNA e permitem verificar diferenças genéticas entre os indivíduos de uma população e/ou entre populações, com base em número e frequências de alelos, níveis de heterozigosidade e endogamia.
II. Com o uso de marcadores moleculares do tipo microssatélites, por exemplo, é possível estimar a diversidade genética que existe entre e dentro de populações, o nível de parentesco entre indivíduos e como essas relações estão distribuídas no espaço, além de estimar parâmetros referentes ao sistema de reprodução e verificar a paternidade ou maternidade.
III. Apesar das vantagens apresentadas pelos microssatélites, ele possui a desvantagem de não possuírem elevado grau de polimorfismo e não possuírem natureza codominante.
IV. Os SNP’s (Single Nucleotide Polymorphism) são marcadores baseados no polimorfismo de bases individuais ou únicas, resultantes de mutações ponto a ponto.
V. Os SNP-s apresentam como grande vantagem o fato de ocorrerem em número ilimitado no genoma, em praticamente qualquer região de interesse, porém são mais mutáveis e portanto menos estáveis que os microssatélites.
Agora, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Questão 3 - A variação e distribuição da variação nas populações são devidas a fatores que alteram as frequências alélicas e genotípicas. Esses fatores referem-se à mutação, migração (ou fluxo gênico), deriva genética e seleção. O conhecimento de cada fator é de suma importância para a história evolutiva das espécies e também para o trabalho do melhorista quanto ao entendimento dos efeitos de cada um nas propriedades genéticas das populações.
PUPIN, Silvelise. Leis da genética e aplicabilidade na agronomia. Unidade 1 - Seçao 2. Londrina: Editora e distribuição Educacional S. A., 2018.
Com relação a mutação, é correto afirmar.
Escolha uma:
a.
A mutação é o único meio para criação de variabilidade genética, devido ao surgimento de novos alelos em decorrência da troca, inserção ou deleção de algum nucleotídeo em uma sequência de DNA que codifica alguma função e expressa alguma característica no fenótipo
b.
A curto prazo, é pouco provável que a mutação altere a estrutura genética populacional, independente se a população é grande ou pequena.
c.
A mutação não serve para ser utilizada em melhoramento genético devido a dificuldade de identificação do gene que sofreu a mutação.
d.
A mutação só acontece de maneira artificial e em altas frequências.
e.
A mutação sempre é transmitida para próxima geração, mesmo nas mutações deletérias.
Respostas
respondido por:
0
Diga logo o que tu quer! Que textão! Kk
respondido por:
1
Resposta:
questao 1
Explicação:
Um pequeno tamanho populacional está associado a uma menor quantidade de alelos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás