• Matéria: Sociologia
  • Autor: alexeanaclecia8736
  • Perguntado 7 anos atrás

Muito me pesa, leitor amigo, se outra coisa esperavas das minhas Viagens, se te falto, sem o querer, a promessas que julgaste ver nesse título, mas que eu não fiz decerto. Querias talvez que te contasse, marco a marco, as léguas das estradas? No trecho acima, o narrador garrettiano admite que traiu as expectativas do leitor. Tal fato deveu-se a) à descrição pormenorizada da natureza e dos monumentos históricos das cidades portuguesas. b) ao caráter linear do relato ficcional, que se fixou nos detalhes do percurso realizado durante a viagem a Santarém. c) ao caráter digressivo do relato ficcional, que mesclou vários gêneros textuais. d) às posições políticas assumidas pelo narrador, que propõe uma visão conservadora da história de Portugal.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: bryanavs
2

A alternativa correta é a letra c) ao caráter digressivo do relato ficcional, que mesclou vários gêneros textuais.

Vamos aos dados/resoluções:  

O narrador garretiano constrói seu enredo por meio de diversas digressões, ou seja, desvios da linearidade da narrativa para a realização de comentários e outras micronarrativas que não tem uma ligação direta à narração principal.  

Tal fato, supostamente, quebraria as expectativas de um leitor romântico tradicional, que esperaria um típico romance de folhetim de narrativa linear. Finalizando então e fora esse fator, o romance de Garrett mescla dois gêneros textuais: que são as crônicas de viagens e a narrativa ficcional, fazendo do romance atípico para a época.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares