O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta. a) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue. b) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue. c) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue. d) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
#UNICAMP
Respostas
O ADH é muito importante para o controle hidreletrolítico no organismo.
A alternativa A) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
A redução na quantidade de líquidos plasmático leva ao aumento da pressão osmótica pela maior quantidade de solutos, e para contornar esse problema o ADH é liberado, aumentando a retenção de líquidos e a reabsorção de líquidos que passam pelos rins.
Qualquer meio de controlar o ADH leva o organismo a distúrbios, é por isso que existem paciente cardíacos que sofrem com problemas renais, pois alguns medicamentos influenciam nos rins e no controle hídrico do corpo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.