Apenas a procriação de filhos legítimos, embora essencial, não justifica a escolha da esposa. As ambições políticas e as necessidades econômicas que as subentendem exercem um papel igualmente poderoso. Como demonstraram inúmeros estudos, os dirigentes atenienses casam-se entre si, e geralmente com o parente mais próximo possível, isto é, primos coirmãos. É sintomático que os autores antigos que nos informam sobre o casamento de homens políticos atenienses omitam os nomes das mulheres desposadas, mas nunca o nome do seu pai ou do seu marido precedente. Considerando o texto e a situação da mulher na Atenas clássica, podemos afirmar que se trata de uma sociedade a) na qual o casamento também tem implicações políticas e sociais. b) que, por ser democrática, dá uma atenção especial aos direitos da mulher. c) em que o amor é o critério principal para a formação de casais da elite. d) em que o direito da mulher se sobrepõe ao interesse político e social.
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A alternativa correta é a letra (A).
"Letra a): na qual o casamento também tem implicações políticas e sociais".
Isso ocorria porque somente os homens livres filhos de pais atenienses eram vistos como cidadãos na sociedade ateniense. Desse modo, somente os homens nesta condição tinham direito de votar e se candidatar.
Nessa perspectiva, o casamento ateniense era benéfico para as mulheres, pois as mesmas enxergavam o matrimônio como uma forma de aumentar a visibilidade e conseguir mais status na sociedade da época.
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