• Matéria: Sociologia
  • Autor: barbosacruzcarl9979
  • Perguntado 7 anos atrás

No mês de julho de 2014, uma chuva de granizo em uma praia do rio Ob, na cidade de Novosibirsk, na Sibéria, produziu duas vítimas fatais. Esse tipo de evento atmosférico é relativamente raro em latitudes médias e altas, sendo sua ocorrência mais frequente em regiões equatoriais, onde há maior incidência de formação de nuvem do tipo cumulonimbus. A ocorrência do mencionado fenômeno está associada a) ao fenômeno do "El Niño", que produz mais evaporação da água de rios, mares e canais, afetando também as regiões temperadas e polares. b) a uma anomalia das condições atmosféricas locais, resultante da influência dos ventos quentes vindos do sul da Rússia. c) ao período de verão, estação em que ocorre mais frequentemente o aumento da temperatura média e maior evaporação da água. d) ao deslocamento de nuvens da Europa mediterrânea, de clima quente e úmido, produzindo chuvas torrenciais nas regiões polares.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: bryanavs
3

A alternativa correta é a letra b) a uma anomalia das condições atmosféricas locais, resultante da influência dos ventos quentes vindos do sul da Rússia.

Vamos aos dados/resoluções:

As massas climáticas da terra formadas em várias direções e são as responsáveis por inúmeros acidentes e também belezas ambientais e possuem relação com a posição da terra perante o sol e com a inclinação deste último e que influenciem nos mares, nos ventos, nas ondas de calor, nas chuvas e até na formação de tornados e furacões.

Logo, as nuvens Cumulonimbus são altas e possuem um formado maior em cima e que vai afinando em baixo, são as grandes conhecidas das massas de ar frio.   Finalizando então, por se tratar de um fato raro nessa região do planeta, sua explicação está explicitamente associada a ventos quentes vindos do sul da Rússia e essa ocorrência é anormal.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares