Quando uma tempestade de poeira atingiu o mar da Austrália em 2009, observou-se que a população de fitoplancton aumentou muito. Esse evento serviu de base para um experimento em que a ureia foi utilizada para fertilizar o mar, com o intuito de formar fitoplancton e capturar o CO2 atmosférico. De acordo com a literatura científica, a composição elementar do fitoplancton pode ser representada por C106N16P. Considerando que todo o nitrogênio adicionado ao mar seja transformado em fitoplancton, capturando o gás carbônico da atmosfera, 1 (uma) tonelada de nitrogênio seria capaz de promover a remoção de, aproximadamente, quantas toneladas de gás carbônico? a) 6,6. b) 20,8. c) 5,7. d) 1.696. Dados de massas molares em g mol-1: C=12; N=14 e O=16.
#UNICAMP
Respostas
Uma tonelada de Nitrogenio seria capaz de promover a remocao de aproximadamente 20,82 toneladas de gas carbonico - alternativa B) e a correta.
Vejamos como resolver esse exercicio:
Estamos diante de um problema de calculo estequiometrico.
Vamos aos dados iniciais:
- A composicao elementar do fitoplancton pode ser representada por C₁₀₆N₁₆P;
- Considerando que todo o nitrogenio adicionado ao mar seja transformado em fitoplancton, capturando o gas carbonico da atmosfera;
- Uma tonelada de nitrogenio seria capaz de promover a remocao de quantas toneladas de gas carbonico?
Fazendo um regra de tres, conseguimos chegar ao resultado do exercicio:
Na molecula de fitoplancton C₁₀₆N₁₆P, temos que:
106 mols de C - Carbono correspondem a 16 mols de N - Nitrogenio.
Massas molares:
Massa molar do nitrogenio = 14 g/mol
Massa molar do gas carbonico = 44g/mol
Portanto temos:
106 . 44 - 16 . 14
x - 1 tonelada
224 x = 4664
x = 4664/224
x = aproximadamente 20,82 Toneladas.
Portanto, 1 tonelada de Nitrogenio seria capaz de promover a remocao de aproximadamente 20,82 toneladas de gas carbonico - alternativa B) e a correta.