Obtém-se um sal de cozinha do tipo light substituindo-se uma parte do sal comum por cloreto de potássio. Esse produto é indicado para pessoas com problemas de pressão arterial alta. Sabendo-se que a massa molar do sódio é menor que a do potássio, pode-se afirmar que, para uma mesma massa dos dois tipos de sal, no tipo light há a) menos íons cloreto e mais íons sódio do que no sal comum. b) mais íons cloreto e menos íons sódio do que no sal comum. c) mais íons cloreto e mais íons sódio do que no sal comum. d) menos íons cloreto e menos íons sódio do que no sal comum. O uso mais popular do cloreto de sódio é na cozinha, onde é utilizado para acrescentar sabor a uma infinidade de alimentos e também como conservante e material de limpeza. É na indústria química, no entanto, que ele é mais consumido. São inúmeros os processos que fazem uso de produtos do processamento desse sal.
#UNICAMP
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA D
Explicação:
NaCl → M = 58,5 g/mol NaCl → Na+
(aq) + Cl-
(aq)
KCl → M = 74,5 g/mol KCl → K+
(aq) + Cl-
(aq)
Ao Substituir parte do NaCl por KCl e mantendo-se a massa total igual, temos:
n = m
M
Para mesma massa (m), quanto maior a massa molar, menor o número de mols. Portanto, diminuição do número de sódio e diminuição do número de mols do cloro.
Alternativa (D), menos íons cloreto e menos íons sódio do que no sal comum.
O sal de cozinha Light, significa que alguma parte das calorias foram substituídas por algo menos calórico ou levando a diminuição da quantidade de sódio para ajudar as pessoas com pressão alta.
A obtenção desse sal tipo Light será obtida realizando uma substituição de uma parte do NaCl(s) por KCl(s), levando assim a diminuição da quantidade de íons de sódio.
Temos também que a Massa Molar maior no Cloreto de potássio. Isso levará então a uma diminuição da quantidade de íons de cloreto.