• Matéria: Química
  • Autor: Marcelay7188
  • Perguntado 7 anos atrás

A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que: a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás. b) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração. c) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão. d) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: lucelialuisa
13

A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos (Alternativa D).

Vemos pelas pressões parciais obtidas de cada gás, que a amostra I é rica em gás oxigênio e pobre em gás carbônico, sendo portanto correspondente ao sangue arterial.

Já a amostra II é pobre em gás oxigênio e rica em gás carbônico, sendo portanto correspondente ao sangue venoso.

Baseado nisso, temos que a amostra I pode ser sido coletada de veias pulmonares que irá ser levado a outros órgãos pelo coração.

Espero ter ajudado!

respondido por: luuhpaulinob
2

Resposta:

D

Explicação:

A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

Perguntas similares