• Matéria: História
  • Autor: ThiagoMachado6868
  • Perguntado 6 anos atrás

obre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor, é correto afirmar que: a) Rousseau, um dos grandes autores do Iluminismo, defende a necessidade de o Estado francês substituir os impostos por contratos comerciais com os cidadãos. b) A obra inspirou os ideais da Revolução Francesa, ao explicar o nascimento da sociedade pelo contrato social e pregar a soberania do povo. c) Rousseau defendia a necessidade de o homem voltar a seu estado natural, para assim garantir a sobrevivência da sociedade. d) O livro, inspirado pelos acontecimentos da Independência Americana, chegou a ser proibido e queimado em solo francês"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Tratase, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político."

#UNICAMP

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

É correta a alternativa B, tendo sido Rousseau um dos filósofos iluministas que mais diretamente (junto com pensadores como Diderot e Marat) influenciaram o desenrolar político revolucionário francês ao final do século XVIII.

O Contrato Social defendia a tese de que nenhuma lei poderia ser considerada justa se não fosse fruto do acordo entre todos os cidadãos (o que era a antítese do Absolutismo, onde as leis eram impostas de cima para baixo), assim como a necessidade de defender os direitos civis e a participação popular na administração pública.

Perguntas similares