Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que a) a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão. b) a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico. c) a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão. d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
#UNICAMP
Respostas
Resposta:
Letra "D".
Explicação:
Com a infiltração da água no solo, a parte externa do mesmo fica mais exposto ao ambiente, à sua temperatura, pluviosidade e vegetação, favorecendo o processo de intemperismo químico.
O escoamento superficial em topos e encostas aceleram o processo de erosão, porque, enquanto a água escoa para outros locais mais baixos, (provavelmente com água estática), ela leva consigo um pouco do solo em que ela passa, e quanto mais o solo é arenoso mais ele sofre esse "arrastamento". Quando a água escoada se estabiliza em um ponto, todo o material que ela levou consigo se concentra abaixo da água, e daí, ocorre o processo de erosão do solo.
Alternativa correta. d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
O processo de intemperismo físico ocorre a partir da lixiviação ocasionada pelos sedimentos em contato constante com a água, o que leva ao processo de modificação constante destes elementos, em um processo de quebra das rochas.
Já o intemperismo químico ocorre a partir da reação química da água com outros elementos químicos presentes nas rochas, levando a uma erosão mais acentuada, e também mais prejudicial.