• Matéria: Biologia
  • Autor: guarajiu4111
  • Perguntado 7 anos atrás

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, pouco antes do início das regatas, ocorreu grande proliferação de uma alga verde do gênero Enteromorpha na região costeira, levando à necessidade de sua retirada antes das competições. Essa alga apresenta ciclo de vida com alternância de gerações (abaixo esquematizado), no qual ocorrem indivíduos adultos haplóides e diplóides. a) Os diplóides são chamados esporófitos e os haplóides são denominados gametófitos. Indique o número da figura que corresponde a cada um desses indivíduos e explique como cada um deles é originado. b) Que vantagens resultam do fato de a alga apresentar geração gametofítica e geração esporofítica?

#UNICAMP

Anexos:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
46

a) Os esporófitos estão representados pelo número 5. Em que devemos destacar que os mesmos se originam da união entre dois gametas (feminino e masculino).

E os gametófitos estão representados pelo número 1. Em que os mesmos se originam através da germinação de um esporo.

b) As vantagens resultantes da alga apresentar geração gametofítica e geração esporofítica consistem na variabilidade genética, na união dos gametas e na propagação veloz.

Bons estudos!

respondido por: gabiapostolico2403
7

a) Os esporófitos (diplóides) correspondem ao número 5, e os gametófitos (haplóides) são indicados pelo número 1.  A  geração  gametofítica,  originada  por  indivíduos  haplóides,  é  produzida  por  meiose  espórica.  A  geração esporofítica é produzida a partir do zigoto (diploide) formado pela união dos gametas (haplóides).  

b) A meiose espórica, responsável pela geração gametofítica, gera variabilidade genética, assim como o processo de  união  de  gametas  para  a  formação  do  esporófito.  A  geração  esporofítica  produz  grande  quantidade  de esporos, possibilitando uma grande dispersão da população e consequente ocupação de vários ambientes.

Perguntas similares