• Matéria: Biologia
  • Autor: caianesoares5262
  • Perguntado 7 anos atrás

Um reality show americano mostra seis membros da família Roloff, na qual cada um dos pais sofre de um tipo diferente de nanismo. Matt, o pai, tem displasia distrófica, doença autossômica recessiva (dd). Amy, a mãe, tem acondroplasia, doença autossômica dominante (A_), a forma mais comum de nanismo, que ocorre em um de cada 15.000 recém-nascidos. Matt e Amy têm quatro filhos: Jeremy, Zachary, Molly e Jacob. a) Jeremy e Zachary são gêmeos, porém apenas Zachary sofre do mesmo problema que a mãe. Qual a probabilidade de Amy e Matt terem outro filho ou filha com acondroplasia? Qual a probabilidade de o casal ter filho ou filha com displasia distrófica? Explique. b) Os outros dois filhos, Molly e Jacob, não apresentam nanismo. Se eles se casarem com pessoas normais homozigotas, qual a probabilidade de eles terem filhos distróficos? E com acondroplasia? Dê o genótipo dos filhos.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
38

a)  A probabilidade do casal ter um outro filho com acondroplasia  é equivalente a 50% e a probabilidade do casal ter uma criança com displasia

distrófica é nula.

O genótipo de Matt é: aadd e o  genótipo provável de Amy é: AaDD, pois o o gene para displasia distrófica  é muito raro.

b) A probabilidade de que os filhos de Moly e Jacob que são normais e apresentam o genótipo aaDd, tenham filhos distróficos  casando-se com pessoas normais e de genótipo homozigoto: aaDD é nula.

Eles não  terão chance nenhuma de apresentarem filhos com acondroplasia ou   displasia distrófica porque os genótipos possíveis para os filhos são: aaDD  (50%) e aaDd (50%).

Perguntas similares