Após a tomada e o saque de Roma pelos visigodos, em 410, pagãos e cristãos interrogaram-se sobre as causas do acontecimento. Para os pagãos, a resposta era clara: foram os maus princípios cristãos, o abandono da religião de Roma, que provocaram o desastre e o declínio que se lhe seguiram. Do lado cristão, a queda de Roma era explicada pela comparação entre os bárbaros virtuosos e os romanos decadentes: dissolutos, preguiçosos, sendo a luxúria a origem de todos os seus pecados. (Adaptado de Jacques Le Goff, "Decadência", em História e Memória. Campinas, Ed. da Unicamp, 1990, p. 382-385.) a) Identifique no texto duas visões opostas sobre a queda de Roma. b) Entre o surgimento do cristianismo e a queda de Roma, que mudanças ocorreram na relação do Império Romano com a religião cristã?
#UNICAMP
Respostas
respondido por:
24
A - No texto são expostas a visão dos pagãos, que culpavam os cristãos e seus princípios pela queda de Roma, e a dos Cristãos, que culpavam a "imoralidade" romana, associada com um desrespeito aos que seriam os princípios cristãos, com a queda do Império.
B - Mudou o posicionamento do Império perante o Cristianismo. Inicialmente os cristãos foram perseguidos pelo Império, vistos como uma minoria perigosa e que prejudicava a estabilidade do Império. Depois, com a conversão de Constantino ao Cristianismo, o Império passou a adotar a religião e as suas práticas, já não mais os perseguindo ou os denunciando.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás