À meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma Índia independente, trens carregados de hindus e muçulmanos, que associavam a religião às causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a Índia e o novo Paquistão, em uma das mais cruéis guerras civis do século XX. Gandhi, profundamente comovido, começava um novo jejum, tentando a conciliação. Mais tarde, já alcançada a Independência, foram as diferenças entre hindus e muçulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da Índia, a separar religião e Estado, para que as minorias religiosas, como os muçulmanos, não fossem vitimadas pela maioria hindu. a) De acordo com o texto, que razões levaram Nehru a separar religião e Estado, após a Independência da Índia? b) Quais os métodos empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia?
#UNICAMP
Respostas
respondido por:
13
a) As razões que levaram Nehru a realizar tal separação consistiram nas diferenças entre hindus e muçulmanos, que então fizeram com que Nehru tentasse conter o poder do hinduísmo majoritário a respeito das minorias religiosas para que as mesmas não sofressem perseguições.
b) Os métodos que foram empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia foram os seguintes: a não-violência, a resistência passiva e a desobediência civil.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás