A alimentação rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro são hábitos presentes na sociedade atual, sendo responsáveis, em parte, pela hipertensão arterial, que, por sua vez, favorece o acúmulo de placas de gordura na parede interna das artérias, causando a aterosclerose. a) O que ocorre com o fluxo sanguíneo nas artérias em que há acúmulo de placas de gordura? Justifique. b) Em situação normal, quando o sangue bombeado pelo coração passa pelas artérias, esses vasos sofrem alterações estruturais, que permitem sua adaptação ao aumento de pressão. Explique como as artérias se alteram para se adaptar a esse aumento da pressão arterial. Que componente da parede da artéria permite essa adaptação?
#UNICAMP
Respostas
a) As artérias que que têm acúmulo de placas de gordura terão redução de seu diâmetro interno, comprometendo o fluxo sanguíneo , podendo chegar a impedir a passagem de sangue, causando infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
b) A artéria pode se dilatar para compensar o aumento de pressão arterial, com a ajuda do músculo liso presente na parede desse vaso.
O que também poderia diminuir a pressão arterial, seria a redução da pressão coloidosmótica do plasma sanguíneo e a prática de exercícios físicos pois leva a angiogênese e formação de novos vasos.
Resposta:
a) O acúmulo de gordura nas artérias causa uma diminuição do seu diâmetro, provocando diminuição no fluxo de sangue e, consequentemente, comprometendo a irrigação de determinados locais.
b) As artérias apresentam paredes elásticas que se dilatam na sístole e se retraem na diástole, adaptando- -se ao aumento ou à diminuição da pressão gerada pelo coração. A adaptação das artérias ocorre pela presença de musculatura lisa em suas paredes.
Explicação: