A Revolução Francesa foi capaz de alterar a concepção de Estado até então vigente. Houve uma alteração na estrutura do direito que pode ser assim resumido: De Monarquia Absolutista para Monarquia Constitucional. De Monarquia Absolutista para Estado de Direito, de Estado de Direito para Estado Social e de Estado Social para Estado de Bem-estar Social. Com apoio de assertiva, aponte a alternativa que interpreta a figura do contrato para a época do pós guerra. (100 Pontos) a) O Código Civil de Napoleão foi um Código que serviu de base para instaurar a justiça contratual e estabelecer equilíbrio nas relações jurídicas contratuais. b) No sistema codificado francês quem celebrava o contrato se dizia justo. A contratação era formalista e individual, porquanto assegurava e garantia o poder de uma classe dominante que cresceu enormemente. c) Não se pode falar simplesmente em valores contratuais nesse período, mas de um contrato solidário e justo. d) Por se tratar de um modelo baseado nos valores da Revolução Francesa, o citado modelo burguês de contrato estabelece a justiça contratual entre as partes.
Respostas
A alternativa D está correta.
No período que antecedeu a revolução francesa havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.
Deste modo ocorreu uma busca pela quebra desse sistema e a instituição dos ideais de fraternidade, liberdade e igualdade, ocasionando a Revolução Francesa.
A partir disso uma série de acontecimentos desencadearam na queda da igreja como parte das decisões políticas do estado, sendo um marco para a quebra dos paradigmas do passado.
Resposta:
d) Por se tratar de um modelo baseado nos valores da Revolução Francesa, o citado modelo burguês de contrato estabelece a justiça contratual entre as partes.
Explicação:
espero ter ajudado vc!!bons estudos