Respostas
Depois de quase seis anos de batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos, a segunda guerra mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha).
Com o fim da Guerra, os países vitoriosos que formavam o bloco Aliados (EUA, União Soviética e Reino Unido), participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses.
Os EUA, temendo um avanço soviético, lançaram a Doutrina Truman, em 1947, com o objetivo de colocar os países de Europa Ocidental sob sua influência. Assim teve início o processo de bipolarização mundial, com o mundo dividido em dois polos de poder.
Como consequência, em 1949 os países da Europa alinharam-se ao bloco ocidental (capitalista) ou ao oriental (socialista).
Nesse cenário, a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalista e socialista. A corrida espacial tinha finalidade científica e fazia parte de competição de tecnologia militar. Além disso, ocorreu durante a Guerra Fria a chamada corrida armamentista.
Soviéticos e estadunidenses financiaram grupos rebeldes, partidos políticos e até artistas e intelectuais para difundir suas ideologias. Por isso, a Guerra Fria não foi uma guerra no sentido estritamente militar, mas uma guerra tecnológica, ideológica e cultural
(pesquisa feita a partir de livro. espero ter ajudado, qualquer dúvida é só peeguntar. desculpe qualquer erro de ortografia)