3. O longo período medieval é dividido em duas fases:
Alta e Baixa Idade Média.
Escreva uma característica política e outra econômica que diferenciam
essas duas fases.
por favor me ajudem
Respostas
A economia medieval enfrentou diferentes estágios durante a Alta Idade Média (secúlos V-X) e a Baixa Idade Média (séculos XI-XV), pois a economia passou de uma fase de retração e enfraquecimento para um renascimento e fortalecimento econômico a partir do século XI.
- Economia na Alta Idade Média
A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano.
Nesse período, houve, baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.
A produtividade baixa foi consequência direta do processo de diminuição populacional que a Europa viveu com a desagregação do Império Romano. Essa redução populacional afetou não somente a produção agrícola, como também a produção artesanal.
- Como era a política na Alta Idade Média?
Os grupos eram a nobresa, a elite detentora do poder político, militar e econômico; o clero, formado por representantes da Igreja Católica, também detentor de poder político e econômico; e os camponeses, grupo mais explorado que tirava seu sustento por meio de seu trabalho e era obrigado a pagar pesados impostos aos outros dois grupos.
- Economia na Baixa Idade Média
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
- Política na Baixa Idade Média
O feudalismo é, portanto, o conceito base para entendermos o funcionamento da sociedade europeia na Baixa Idade Média. Esse conceito não se refere apenas ao seu sentido econômico de exploração da terra pelos camponeses/servos, presos a ela pela relação existente entre eles e o senhor feudal.
Espero ter ajudado !?!
Bons Estudos !