• Matéria: Direito
  • Autor: CCMABM
  • Perguntado 6 anos atrás

2)
A literatura é uma forma de ficção que não tem como objetivo retratar a realidade, entretanto, apesar dessa condição, serve como uma forma de compreender o imaginário de determinada época ou sociedade. Autores brasileiros criaram representações sobre negros e índios que expressam mais a visão e o entendimento dos primeiros do que necessariamente a realidade deles. Sobre as formas como esses grupos aparecem nas obras literárias, assinale a alternativa correta:

a)
A população indígena foi abordada por autores como José de Alencar, Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias. Nesse tipo de literatura, valores como coragem, compaixão e nobreza são relacionados aos indígenas tanto do passado como na época em que a obra foi escrita.

b)
Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre os indígenas, nas quais valorizava o caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica.

c)
A escravidão foi constantemente denunciada na literatura nacional. Autores como Joaquim Manuel de Macedo foram abolicionistas fervorosos e denunciaram os males que a escravidão trazia para a sociedade, colocando-se ao lado dos escravizados.

d)
Castro Alves, considerado o "escritor dos escravos", foi o responsável por denunciar as condições desumanas do tráfico transatlântico de escravos em Navio Negreiro e também publicou o romance Pai contra Mãe, no qual a violência da escravidão era amenizada.

e)
Machado de Assis e Castro Alves refletem as formas como a literatura funcionou como denúncia ao sistema escravista. O primeiro publicou Pai contra Mãe e o segundo, Navio Negreiro, ambas as obras apresentam a violência do sistema escravista e como a população escravizada é afetada diretamente pelo regime.

Respostas

respondido por: donilegends
65

Resposta:

B

Explicação:

Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre os indígenas, nas quais valorizava o caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica.

Resposta correta

A literatura atribuiu aos indígenas valores como coragem, compaixão, bondade, nobreza, entretanto, esses elementos eram percebidos apenas nos índios do passado. Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista, autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio criou representações sobre os indígenas, nas quais valorizava o caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica. Obras literárias serviram de crítica ao modelo escravista. Autores como Joaquim Manuel de Macêdo, que escreveu As Vítimas Algozes, denunciaram o sistema mostrando como os senhores eram afetados pelo vício da escravidão, no entanto, autores como Machado de Assis, em Pai Contra Mãe, e Castro Alves, em Navio Negreiro, demonstraram a violência do regime e as formas como a população escravizada era afetada diretamente pela escravidão.

respondido por: joserodrigues63
23

Resposta:

letra B correta

Explicação:

pode acreditar que é sucesso!! já conferido.

Perguntas similares