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1 O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte
2 O ponto é valido quando o rebote da jogada não for recuperada pelo oponente. É ponto da equipe adversária se a bola, ao ser arremessada, não atingir o alvo ou quando a bola cai dentro da zona interdita ou fora do campo. Finalizar errado faz com que a bola caia dentro da zona proibida antes ou depois do arremesso
3 Os jogadores: cada equipe deve ter no máximo 12 jogadores, sendo sete titulares e cinco reservas. A duração das partidas: cada partida é disputada em três períodos de quinze minutos. Faltas: tocar a bola com a perna, trocar mais de três passes
4 Em vez de gols ou cestas, nas duas extremidades da quadra são posicionados dois quadros de remissão – redes quadrangulares, a uma inclinação de 55 graus, que servem como trampolins para a bola arremessada. O esporte é inclusive nomeado em função do som produzido pela bola quando ela atinge o quadro de remissão: “tchouk”
5 Para jogar Tchoukball é necessário de 02 quadros de remissão oficiais do Tchoukball e 01 bola Estelle handebol. O jogo desenrola-se seja sobre um terreno de 40x20 metros, com duas equipes de 09 jogadores, seja sobre um terreno de 30x15 metros, com duas equipes de 06 ou 07 jogadores.
6 Diante de cada superfície de remissão há um meio circulo de 03 m de raio chamado de zona proibida, ou área frontal. O jogador não pode invadir esta área sob hipótese alguma, seja no momento de finalização, rebote, passe ou recepção. A bola somente pode entrar nessa área por via aérea, isto é, sem entrar em contato com o solo.
7 A equipe que possui a bola dispõe de três passes, no máximo, antes de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão. A outra equipe deve se colocar de maneira adequada para poder recuperar a bola antes que ela entre em contato com o solo após ela ser ricocheteada pelo quadro de remissão. Durante toda a partida os jogadores de ambas às equipes não têm o direito de se constranger ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.
Os pontos: Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a bola sobre o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes da bola cair no chão.
8 As faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola caiu, sendo que deverá ser concretizado um passe antes da finalização ou dos demais passes permitidos pela regra do jogo.
Quando a bola toca na borda do quadro de remissão e sua trajetória natural é modificada, o ponto não é contado, tratando-se de uma falta, e o jogo é retomado no local onde a bola caiu. Assim, a bola passa para a posse da equipe que defendia no momento da ação litigiosa.
Em um jogo bipolar, com 02 quadros de remissão, não é permitido mais de 03 passes consecutivos sobre o mesmo quadro.
A reposição da bola não é contada como passe, e é feita atrás da linha de fundo, ao lado do quadro onde foi marcado o ponto, sendo efetuada pela equipe que sofreu o ponto
9 No tchoukball os quadros de remissão ficam em ambos os lados da quadra. O Tchoukball se assemelha bastante ao handebol. Partindo deste ponto, observamos que na partida, cada equipe dispõe de três passes antes de arremessar a bola em direção aos quadros
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