As cidades A, B e C, dispostas nessa sequência em uma mesma rodovia de modo que a distância entre B e C é 80% maior do que a distância entre A e B.
Sabendo disso, um professor de Matemática iniciou uma viagem, indo de A para B com velocidade constante, ao passar por B ele aumenta sua velocidade em 20% e a mantém constante até chegar na cidade C.
Ao final da viagem o professor notou que o percurso entre A e B foi realizado em 4h. Então, o tempo, em horas, que o professor levou para ir de B a C foi igual a
a) 1.
b) 2.
c) 4.
d) 8.
e) 12.
Respostas
Há diferentes formas de resolver o mesmo exercício, nesta resolução vou utilizar uma regra de três composta.
Começamos identificando a grandeza incógnita do problema, ou seja, o que queremos calcular. Note que essa informação é passada no final do texto "...tempo, em horas, que o professor levou para ir de B a C ".
Queremos então calcular um tempo.
Precisamos agora identificar as outras grandezas e verificar como estas se comportam em relação a incógnita tempo.
Temos outras duas grandezas: Distancia e Velocidade.
--> Quanto mais distante, mais tempo precisamos para concluir a viagem, logo essas duas grandezas são diretamente proporcionais.
--> Quanto mais veloz, menos tempo precisamos para concluir a viagem, logo essas duas grandezas são inversamente proporcionais.
Sendo assim, na montagem da regra de três, vamos manter a relação da distancia sem alteração e vamos inverter a relação da velocidade, acompanhe:
Antes de substituir as informações na equação, precisamos considerar as outras informações dadas no texto.
--> "distância entre B e C é 80% maior do que a distância entre A e B"
--> "...ao passar por B ele aumenta sua velocidade em 20%..."
Agora sim, substituindo todos os dados na equação: