(FGV-SP) A tabela apresenta três propriedades, X (pm), Y (kJ/mol) e Z (pm) relacionadas a três
elementos.
As propriedades X, Y e Z são, respectivamente, o(a):
a) raio atômico, primeira energia de ionização e raio iônico.
b) raio atômico, eletronegatividade e afinidade eletrônica.
c) raio iônico, afinidade eletrônica e raio atômico.
d) raio iônico, primeira energia de ionização e raio atômico.
e) eletronegatividade, raio atômico e afinidade eletrônica.
Respostas
Resposta:
A) raio atômico, primeira energia de ionização e raio iônico.
Explicação:
Motivo:
Raio Atômico cresce da direita para esquerda e de cima para baixo devido a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons do último nível de energia.
O Cl(Cloro) está lá do outro lado, na família VII A, tendo um raio atômico menor, Ca (Cálcio) está bem abaixo do MG (Magnésio), logo, ele tem um raio atômico maior.
Essa do raio atômico ocorre devido a atração do núcleo pelos elétrons do último nível de energia (do átomo no estado fundamental), então com poucos elétrons na camada de valência (o nível mais externo que um átomo apresenta) ele tem uma maior atração do núcleo.
Primeira energia de ionização:
Cresce da esquerda para direita e de baixo para cima. É a energia necessária para retirar um elétron de um átomo (ou íon) isolado no estado gasoso. Conforme ele se torna mais positivamente carregado, é preciso mais energia para retirar seu elétron.
Resposta:
massa atômica
Explicação:
As propriedades aperiódicas dos elementos são aquelas cujos valores variam (aumentam ou diminuem) à medida que o número atômico aumenta e que não se repetem em períodos determinados ou regulares, como no caso a Massa Atômica. Outros exemplos são: Calor específico, Duzera e Índice de Refração.