• Matéria: Artes
  • Autor: juliamodelolinpc8o7c
  • Perguntado 7 anos atrás

Um resumo de no mínimo 15 linhas sobre o grupo santa Helena ​

Respostas

respondido por: lumke
2

Resposta:

Grupo Santa Helena foi um grupo de pintores que se formou a partir de meados da década de 1930 e que se reunia nos ateliês de Francisco Rebolo e Mario Zanini, situados no Palacete Santa Helena, um edifício localizado na Praça da Sé, na cidade de São Paulo.[1] O palacete foi demolido em 1971, devido a necessidade de se abrir espaço na Praça da Sé para a construção da futura estação Sé do metrô. O grupo se reuniu nos ateliês coletivos até o início da década de 1940, quando estes ateliês foram extintos.[2]

Explicação:

blz

respondido por: gabrielbonassi2020
3

Resposta:Começou a se formar por volta de 1935, em torno do ateliê de Francisco Rebolo, na sala 231 do Palacete Santa Helena, na Praça da Sé, em São Paulo. Pouco a pouco outros artistas se juntaram a esse grupo (e dividindo as despesas de aluguel, de manutenção da sala e com modelo vivo) como Mário Zanini, Humberto Rosa, Fulvio Pennacchi, Aldo Bonadei, Clóvis Graciano, Manuel Martins, Volpi e Alfredo Rizzoti.

Imigrantes ou filhos de imigrantes, quase todos oriundos de uma classe média pobre, exercendo atividades humildes e artesanais, geralmente ligadas ao uso de tintas e de desenho. Seus integrantes se colocaram ao mesmo tempo contra o intelectualismo e a aristocracia de espírito dos modernistas e a pintura acadêmica tal como era ensinada nas escolas de belas-artes. No Palacete Santa Helena praticavam desenho com modelo vivo e nos fins de semana saiam em grupo pelos arredores da capital paulista, pintando a paisagem simples, com seu casario proletário, festas, etc.

A cor, o desenho, o realismo pós-impressionista ou à moda de Cézanne, os temas e o próprio despojamento de sua pintura, traíam esta origem operária do grupo, a economia expressiva como metáfora de uma situação de classe.

Francisco Rebolo (1902-1980) nasceu em São Paulo, começa sua formação como aprendiz de decorador na Igreja de Santa Ifigênia. Com suas paisagens, retratos dos subúrbios paulistanos, Rebolo expõe no Salão Paulista de Belas Artes, em 1936. No ano seguinte, os Santelenistas, marginalizados por praticar uma arte que foge aos padrões convencionais sem, no entanto, filiar-se ao cosmopolita núcleo do modernismo, criam o Salão da Família Artística Paulista.

Explicação:

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