Leia o texto a seguir. Na presidência, Campos Sales implementou a chamada “política dos estados” – concretização peculiar do federalismo – , que ficou conhecida pelo nome de “política dos governadores”. Com o abandono em que viviam as populações interioranas, submetidas ao coronelismo e ao banditismo que se graçavam e desgraçavam nos sertões brasileiros, a soberania dos estados apenas propiciou o fortalecimento e a impunidade dos velhos oligarcas. LUSTOSA, Isabel. História de presidentes: a República no Catete (1897-1960).Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 42. Durante a chamada República Velha, o presidente que tentou acabar com a “política dos governadores” foi *
1 ponto
a) Rodrigues Alves que se indispôs com as oligarquias por priorizar o investimento nas obras de remodelação do Rio de Janeiro e não nos estados.
b) Nilo Peçanha que, por representar os interesses dos produtores de açúcar do Rio de Janeiro, rompeu com a política do café com leite.
c) Afonso Pena que, por meio do Convênio de Taubaté, priorizou a valorização do café em detrimento dos outros produtos agrícolas.
d) Venceslau Brás que, com a sua proposta de “governar acima dos partidos”, minou a influência política de São Paulo e Minas.
e) Hermes da Fonseca que, por meio da “política das salvações”, procurou combater as oligarquias regionais.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra E
Explicação:
e) Hermes da Fonseca que, por meio da “política das salvações”, procurou combater as oligarquias regionais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás