O realismo moral não é uma visão ou corrente filosófica independente, como o empirismo, o racionalismo ou o idealismo. Uma compreensão enganosa sobre o realismo é afirmar que a moralidade é uma coisa em si, independente da mente. Nesse sentido, o realismo é um dos temas centrais no debate da metaética, tanto clássica quanto contemporânea. Sobre o realismo moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A maioria dos realistas morais afirmam que a moralidade é uma "coisa em si", independente da mente.
( ) Para os realistas morais há fatos genuínos sobre o que é moralmente certo ou errado - fatos que são independentes do que qualquer pessoa, ou qualquer sociedade, pensa ser moralmente certo ou errado.
( ) O realismo moral pressupõe a existência de um tipo de livre-arbítrio que nenhum ser natural, e certamente nenhum humano, poderia ter.
( ) A maioria dos grandes filósofos morais, ao longo da história, tem sido realistas no que diz respeito à existência de fatos genuínos sobre o que deveríamos fazer moralmente e sobre que tipo de vida é melhor, e que essas não são meras questões de opinião, ou incapaz de ser verdadeira ou falsa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - F - F - V.
Respostas
Resposta:F - V - F - V. (Corrigida no AVA)
Explicação:( F ) A maioria dos realistas morais afirmam que a moralidade é uma "coisa em si", independente da mente.
( V ) Para os realistas morais há fatos genuínos sobre o que é moralmente certo ou errado - fatos que são independentes do que qualquer pessoa, ou qualquer sociedade, pensa ser moralmente certo ou errado.
( F ) O realismo moral pressupõe a existência de um tipo de livre-arbítrio que nenhum ser natural, e certamente nenhum humano, poderia ter.
( V ) A maioria dos grandes filósofos morais, ao longo da história, tem sido realistas no que diz respeito à existência de fatos genuínos sobre o que deveríamos fazer moralmente e sobre que tipo de vida é melhor, e que essas não são meras questões de opinião, ou incapaz de ser verdadeira ou falsa.
Sobre o realismo moral podemos afirmar que:
a) Falsa
A moralidade seria um conjunto de proposições morais sobre o mundo.
b) Verdadeira.
Os fatos genuínos comporiam justamente o conjunto de proposições morais básica.
c) Falsa.
Todo o ser humano tem e pode escolher o seu livre-arbítrio, inclusive para comportar-se de acordo com a moralidade.
d) Verdadeiro.
O realismo moral trata-se de uma teoria objetivista, isto é, ele afirma que os juízos morais têm a capacidade de ser verdadeiros ou falsos. Essa ideia é por si só distinta da teoria do erro, já que toma como verdade que ao menos alguns juízos morais são realmente verdadeiros.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23951108