• Matéria: Psicologia
  • Autor: aleosorio8718
  • Perguntado 7 anos atrás

Em relação a áreas de aplicação da Psicologia Jurídica marque Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Psicólogo jurídico e o direito de família: destaca-se a participação dos psicólogos nos processos de separação e divórcio, disputa de guarda e regulação de visitas; ( )Destituição do poder familiar: a transferência da responsabilidade para estranhos jamais deve ser feita: ( )Vitimologia:Cabe ao psicólogo atuante nessa área traçar o perfil e compreender as reações das vítimas perante a infração penal ; ( )Psicólogo jurídico e o direito do trabalho: o psicólogo é vedado atuar como perito em processos trabalhistas. ( )Psicólogo jurídico e o direito da criança e do adolescente: os psicólogos não participam da aplicação bde medidas socioeducativas dos adolescentes autores de ato infracional. A resposta correta é: F-F-V-V-F F-V-F-V-V F-V-F-V-F V-F-V-F-F V-V-F-F-V

Respostas

respondido por: analuizasilvabarboza
1

Resposta:

(v) Psicólogo jurídico e o direito de família: destaca-se a participação dos psicólogos nos processos de separação e divórcio, disputa de guarda e regulação de visitas;

Correto. No campo da atuação do direito, no caso do direito familiar, por exemplo, temos o psicólogo com uma atuação importante, especialmente em caso de separação.

(v)Destituição do poder familiar: a transferência da responsabilidade para estranhos jamais deve ser feita

Falso. Pode ser feita a transferência da responsabilidade para estranhos, desde que seja feita com base em reflexões adequadas.

(v)Vitimologia: Cabe ao psicólogo atuante nessa área traçar o perfil e compreender as reações das vítimas perante a infração penal ;

Correto. Na vitimologia o psicólogo avalia o comportamento e a personalidade das vítimas, atuando com bastante responsabilidade.

(f)Psicólogo jurídico e o direito do trabalho: o psicólogo é vedado atuar como perito em processos trabalhistas.

Falso. O psicólogo pode atuar, sim, como perito, em processos trabalhistas.

(f)Psicólogo jurídico e o direito da criança e do adolescente: os psicólogos não participam da aplicação de medidas socioeducativas dos adolescentes autores de ato infracional.

Falso. Os psicólogos tem um papel fundamental no processo de aplicação de medidas socioeducativas, atuando como auxiliador à condição do adolescente.

Perguntas similares