A ligação neurotransmissor-receptor pode promover a abertura ou fechamento de canais iônicos. Quando o neurotransmissor promove a abertura dos canais iônicos de sódio é gerada uma resposta inibitória no neurônio pós-sináptico. Por outro lado, quando a interação neurotransmissor-receptor promove o fechamento dos canais iônicos de sódio, o neurônio pós-sináptico responde produzindo um sinal excitatório.
A afirmação acima é verdadeira ou falsa? Se falsa, justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
FALSA
Explicação:
Quando um neurotransmissor se liga ao seu receptor em uma célula receptora, ele faz com que canais iônicos se abram ou se fechem. Isto pode produzir uma mudança localizada no potencial da membrana— a tensão através da membrana — da célula receptora.
Em alguns casos, a alteração torna a célula alvo mais propensa a disparar seu próprio potencial de ação. Neste caso, a mudança no potencial de membrana é chamada de potencial excitatório pós-sináptico, ou PEPS.
Em outros casos, a mudança torna a célula alvo menos propensa a disparar um potencial de ação e é chamada de potencial inibitório pós-sináptico, ou PIPS.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás