Fazenda canavieira na colônia:“Somente as fazendas de proprietários mais abastados é que possuíam engenhos. Mas todas elas tinham a casa-grande (moradia do fazendeiro), as senzalas (moradias dos escravos), casas para trabalhadores livres, reserva florestal (para o fornecimento de madeira), áreas de pastagem e de agricultura de subsistência. Os fazendeiros que não possuíam engenhos eram chamados de lavradores de cana. Com o tempo, a denominação engenho passou a designar a fazenda canavieira que possuía o aparato para a produção do açúcar.”BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. p. 272.A organização da produção açucareira se inseria em um modelo de organização da produção denominado de plantation, que consistia em:
Respostas
Resposta:
Letra C, monocultura por ser apenas um produto (cana) e mercado externo
Explicação:a produção de uma monocultura, em grandes propriedades, orientada para o mercado externo, utilizando de mão de obra escrava.
O sistema de Plantation era caracterizado pela monocultura, produção para a exportação, uso de trabalho escravo e pelos latifúndios.
A monocultura é o cultivo em larga escala de um único produto agrícola, geralmente um produto de alto valor de mercado no comércio internacional. Na início da colonização do Brasil este produto era a cana-de-açúcar.
Os latifúndios são grandes propriedades rurais que estão sob o controle de uma única pessoa ou pequeno grupo, sendo esta uma forma de organizar as propriedades rurais que está historicamente associada a grande desigualdade social.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2830411