• Matéria: Direito
  • Autor: analockwood20
  • Perguntado 7 anos atrás

contribuição de Hobbes para o estado do direito​

Respostas

respondido por: FraandeSouza
1

Resposta:

Thomas Hobbes foi um filósofo político inovador, que formulou construções teóricas muito inteligentes. Dentre as várias contribuições de Thomas Hobbes para a ciência política e jurídica, vale ressaltar.

Explicação:

RACIONOLISMO E EMPIRISMO

Contemporâneos de Thomas Hobbes, Francis Bacon, empirista, e René Descartes, racionalista, marcaram suas épocas com o antagonismo de suas filosofias. Os empiristas radicais como Bacon defendiam a idéia de que a a única fonte do conhecimento é a experiência, enquanto que os racionalistas afirmavam que o conhecimento com validade universal só se dá através da razão.

Hobbes revolucionou ao formular suas teorias possibilitando a convivência destas duas correntes antitéticas: sua filosofia é formulada através de um raciocínio correto dos fenômenos.

ESTADO NATURAL E ESTADO SOCIAL

Para defender sua concepção política, Hobbes cria um teoria, desenvolvida por um método resolutivo-compositivo, que justifica a necessidade do Estado, partindo da análise da convivência dos homens sem autoridade.

LEI NATURAL E LEI CIVIL

Para Hobbes não existem dois direitos, mas apenas um, que é o direito positivo. Contudo reconhece a lei natural como fundamento do direito positivo, sendo obrigatória a lei natural somente quando em conformidade com a lei positiva.

Perguntas similares