Respostas
conceito de Recursos Humanos surgiu da necessidade de zelar pela mão de obra de uma organização. De forma geral, os recursos humanos precisavam ser desenvolvidos para que a empresa pudesse se manter viva em meio à revolução industrial. Desde então, a área de Recursos Humanos se tornou responsável por cuidar do bem mais valioso das empresas: as pessados, mas mantém a atenção no desenvolvimento das pessoas.
RH estratégico
Foca na integração: conhece e faz parte de todos os processos da área
Processos flexíveis: trabalha com estratégias personalizadas
Diversidade: agregam à empresa profissionais com competências e habilidades distintas
Foca em resultados: encontra a melhor forma de fazer
RH operacional
Foca no operacional: limita-se ao departamento pessoal e suas atividades
Processos burocráticos: ações e processo inflexíveis
Padronização: agregam à empresa um único perfil de profissionais
Foca nas tarefas: faz apenas o que deve ser feito
Com a chegada das leis trabalhistas e consequente mudança nas relações de trabalho, o RH ganhou novas responsabilidades e o olhar para o colaborador como parte importante para o patrimônio da empresa é estabelecido.
Hoje, podemos considerar a Gestão de Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, como um conjunto de conhecimentos e práticas administrativas especializadas no gerenciamento das relações entre empresas e pessoas, que tem o objetivo de melhorar a satisfação das pessoas envolvidas ao mesmo tempo em que o foco é atingir as metas da organização. Imagens do setor.
E, como Recursos Humanos, todas as pessoas que integram uma organização e que desenvolvem seu trabalho para gerar lucros à empresa. Imagem de pessoas.
RH: a evolução entre o passado e o presente
Se pudéssemos comparar o RH do passado com o RH do presente, poderíamos afirmar que a visão da área é totalmente diferente. Antes, os profissionais precisavam apenas seguir as obrigações trabalhistas e realizar os processos operacionais (folha de pagamento, controle do ponto, recrutamento, férias, benefício, etc.), o que deixava o setor engessado e sem voz ativa dentro dos processos estratégicos da organização. Talvez, por isso, muitos ainda confundem Recursos Humanos com Departamento Pessoal.
Na época, mensurar indicadores de RH era uma tarefa impensável. Os profissionais, por mais dedicados que fossem, não tinham liberdade para propor melhorias e, os erros por manter controles paralelos e em planilhas, eram muito comuns. Isso tudo tornava o RH uma área custosa, em que a credibilidade era posta em risco.
Atualmente, o RH está se tornando uma referência. Por meio de Sistemas de RH desenvolvidos para auxiliar na execução dos processos operacionais, os profissionais têm mais tempo para exercer funções estratégicas, mensurar os indicadores de RH, propor ações de melhorias e ajudar na tomada de decisões.
Contudo, nem todas as empresas já se adaptaram ao presente, isto é, muitas ainda vivem em um modelo de gestão de RH mais engessado, o que as fazem manter processos mais operacionais e se tornam mais suscetíveis às mudanças do mercado corporativo.