A democracia e, por conseguinte o exercício da cidadania, baseada no princípio da liberdade, da convivência e da participação política foi resultado de um processo histórico específico, somente possível em razão da vida na Polis, como eram chamadas as Cidades-Estados gregas da qual derivou o termo política, enquanto prática de se discutir a vida coletiva e os problemas da Polis. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - Falar de cidadania muitas vezes é falar de política, mas não se restringe a ela, assim como não se limita a direitos. O exercício da cidadania deve incorporar a relação com o outro, ou seja, seus direitos e deveres na relação com o meio histórico social e cultural que interagimos.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Democracia e cidadania:
As asserções I e II são verdadeiras e complementares, ou seja a II é complemento e justificada da I.
O conceito de cidadania está atrelado à noção de direito, principalmente no que se refere aos direitos políticos. A cidadania pressupõe direitos e deveres que devem ser cumpridos pelo cidadão. A questão dos direitos dos cidadãos e a sua salvaguarda teórica e prática constitui um indicador fundamental da vida democrática de uma sociedade.
Os direitos de cidadania traduzem o poder dos cidadãos nas suas relações com o Estado. Como um dos princípios fundamentais dos Estados Democráticos de Direito, a cidadania é um fator decisivo para a participação do povo na formação da vontade do Estado e por consequência do exercício da soberania, uma vez que o poder nasce do povo para o povo.
Ser cidadão significa ter direitos e deveres, participar da vida política e social do país, lutar pelos direitos, cumprir os deveres e procurar construir uma sociedade mais justa e igualitária.