)
A partir das pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1985) é fundamental que o professor compreenda as diferentes hipóteses que a criança constrói e vivencia ao longo do processo de alfabetização para, a partir delas, pensar nas atividades e propostas de trabalho. Segundo essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta como essa análise pode ser realizada.
a)
A partir do trabalho de elaboração de hipóteses da criança, com base nos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.
b)
O professor precisa realizar um diagnóstico inicial para conhecer e acompanhar as dificuldades e potencialidades de cada criança, para posteriormente fazer o seu planejamento e organizar intervenções adequadas à diversidade de saberes da turma.
c)
Considerando que a aprendizagem da leitura e da escrita ocorre sem a necessidade da intervenção e interação com os colegas e professores.
d)
Associando os processos de construção das hipóteses à cópia e memorização de palavras.
e)
A partir de um diagnóstico inicial que norteará o que o professor deverá ensinar, o qual servirá para identificar o que as crianças não sabem.
Respostas
Resposta:
b) O professor precisa realizar um diagnóstico inicial para conhecer e acompanhar as dificuldades e potencialidades de cada criança, para posteriormente fazer o seu planejamento e organizar intervenções adequadas à diversidade de saberes da turma.
Explicação:
Mesmo antes de se apropriar sobre o sistema de escrita, a criança, à medida que tem oportunidades e contato com situações de leitura e escrita, vai construindo hipóteses, avançando na aquisição da base alfabética e pensando em como se escrevem as palavras. Para isso, é necessário que o professor, por meio de um diagnóstico ou sondagem inicial realizada no início do ano letivo, acompanhe atentamente as dificuldades e evoluções presentes nesse processo. Essa sondagem proporciona detectar o nível de compreensão da criança em relação ao sistema alfabético, identificar as hipóteses e auxiliar o professor no planejamento de suas aulas conforme as necessidades de aprendizagem de cada aluno, a fim de organizar intervenções adequadas à diversidade de saberes da turma.