1. Por que a corrente autoritária foi relativamente bem-aceita no Brasil da década de 1930?
2. Quais medidas tomadas por Vargas com a instauração do Estado Novo podem ser consideradas
autoritárias?
Respostas
Resposta:
1- Pois boa parte da população naquela época queria um governo anticomunista.
2- Fim da liberdade de expressão, partido único e por fim, os interventores, que foram os militares que vargas nomeou para governar os estados.
Explicação:
Sobre as questões relativas ao Brasil da década de 1930 e Getúlio Vargas com o Estado Novo é correto afirmar que:
- 1. A boa administração da crise que o país se encontrava.
- 2. As medidas tomadas por Vargas no Estado Novo que podem ser consideradas autoritárias foram: Censura aos meios de comunicação Criação do DOPS
Análise sobre as questões do Brasil da década de 1930 e Estado Novo
1. Brasil Década de 1930
A corrente autoritária foi relativamente bem aceita na década de 1930 porque Getúlio Vargas soube equilibrar as tenções sociais que estavam em predominância no Brasil.
Trouxe a proximidade da Igreja para do Estado, em troca de apoio diante da população, em troca foi instalado o ensino do catolicismo nas escolas públicas.
Com relação à crise econômica, Vargas conseguiu amenizar com o Conselho Nacional do Café (1933) com o intuito de maior controle sobre a atividade produtiva, com o objetivo de impedir o aprofundamento da crise.
Para amenizar as tensões entre patrões e a classe trabalhadora, Vargas vai criar o Ministério do Trabalho em 1930, organizando legislações para melhorar as condições de trabalho, como principal característica da limitação da carga horária de trabalho para 8 horas diárias.
2. Autoritarismo no Estado Novo
As medidas autoritárias durante o Estado Novo já começaram pela própria instauração dele que através da desculpa da "ameaça comunista" Vargas irá fechar o congresso, e proibir todos os partidos políticos.
Mas podemos destacar outras duas medidas autoritárias do Estado Novo:
- Censura aos meios de comunicação
Nessa época foi limitada a liberdade de expressão com o fechamento dos meios de comunicação e a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que foi responsável pela alienação da população através da promoção somente positiva de seu governo.
- Criação do DOPS
A criação do Departamento de Ordem Política e Social é a marca da repressão do governo de Getúlio, que fora criado com o objetivo de reprimir os opositores do governo. Onde pessoas foram perseguidas, torturadas e assassinadas.
Saiba mais sobre "Brasil da Década de 1930" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ2