É conhecida em Filosofia a discussão sobre o livre-arbítrio. Trata-se da discussão a respeito de sermos ou não sermos livres para agir exclusivamente sob nosso próprio comando e se nossas ações são resultado exclusivo de nossa vontade ou são produtos de causas sobre as quais não temos nenhum controle. Como essa discussão se relaciona com o problema da responsabilidade moral? Se não somos livres e se tudo o que fazemos é fruto de uma causa sobre a qual não temos nenhuma gestão, tem cabimento sermos responsabilizados pelos nossos erros ou louvados pelos nossos acertos?Escreva o que você pensa sobre o assunto.
#UFF
Respostas
Resposta:
É o poder de agir de determinada forma, ou deixar de agir, sem nenhuma razão para tal escolha a não ser a própria decisão. Presume portanto a escolha dirigida pela vontade: o indivíduo age de certa maneira porque assim quer e sente-se responsável pelo ato praticado.
O livre arbítrio nesse sentido dialoga com a liberdade do individuo de ir e vir.
Logo, todos somos livres para escolhermos nossas ações, e, responder por elas. Uma sociedade democrática tem seus indivíduos como seres independentes, porém, o uso da liberdade não deve prejudicar o próximo, sendo esse um valor universal, mesmo que na prática não seja realizado.
Por fim, a razão é utilizada para observar as diferentes verdades e mentiras que nos são ditas afim de chegar em uma conclusão comum sobre o fato.