Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo.a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.
#UFF
Respostas
A – As repúblicas italianas da Renascença foram responsáveis por desenvolver formas de organização política totalmente oposta à dominação feudal da Idade Média, tendo como base a cidade e o governo da coletividade, que garantia a sobrevivência da cidade e dos chanceleres.
B – Veneza teve um papel de vanguarda no comércio com o Oriente, associado aos produtos de luxo que trazia para a Europa, criando novas necessidades que modificaram a ordem feudal na arte, religião e ciência.
Resposta:
a) As repúblicas italianas da Renascença desenvolveram formas de organização política opostas ao domínio dos senhores feudais, estabelecendo como base a cidade e nela constituindo um governo coletivo voltado para a garantia de sua sobrevivência e liderado pelos chanceleres. Para efetivar isso, desenvolveram uma verdadeira atitude de patriotismo entre os seus habitantes que recebeu o nome de virtude cívica e que coloca a cidade como principal objetivo da vida do cidadão. O principal nome da política de Florença foi Maquiavel.
b) Veneza teve um papel vanguardista no desenvolvimento do comércio com o Oriente, impulsionando a circulação de uma grande variedade de produtos colocados na Europa, que ampliaram o comércio e expandiram o luxo. Em decorrência disso, foram criadas novas necessidades que ajudaram a alterar as formas econômicas feudais e que levaram às trocas científicas e culturais com o Ocidente. Tais modificações alimentaram mudanças no cenário da ciência, da religião e da arte.