No período de 1946 a 1964, assistimos ao pleno desenvolvimento do pacto populista, que não pode ser identificado apenas como manipulação das massas trabalhadoras. O funcionamento do regime nesse período pressupõe elementos de continuidade do período estado novista e a criação de novos mecanismos de dominação.a) Identifique dois elementos de continuidade do período de 1946-1964 em relação ao período de Estado Novo, 1937-1945b) Indique os três maiores partidos políticos da República brasileira de 1946 até o Golpe civil-militar de 1964, e analise uma característica de cada um dos três partidos.
#UFF
Respostas
A – A constituição de 1946 destacou o papel do presidente da república nesse tipo de presidencialismo, além da maior importância do Executivo. Além disso, o intervencionismo econômico, a política de industrialização e manutenção das estruturas agrárias eram mecanismos de controle e dominação.
B – A formação de partidos nacionais foi uma característica da política brasileira, como o PSD, que era das lideranças regionais e conservadoras, o PTB, vanguardista dos sindicatos, e a UDN, dos políticos anti Getúlio e anti comunista.
Resposta:
a) O candidato poderá citar:
- A importância do papel do líder (Presidente da República) no tipo de presidencialismo da Constituição de 1946;
- O protagonismo do Poder Executivo em comparação a outras instâncias políticas;
- O intervencionismo econômico do Estado Brasileiro no projeto de desenvolvimento;
- A política de industrialização através da substituição de importações;
- A manutenção da estrutura agrária concentracionista;
- O controle das massas trabalhadoras via sindicalismo atrelado ao Estado.
b) O candidato deverá destacar que a formação de partidos políticos nacionais após 1946 se constituiu num elemento novo na política brasileira. Deverá também analisar as características dos grandes partidos criados: o PSD, a partir da máquina getulista e das lideranças regionais tradicionais, tendo como principal força os municípios interioranos e as áreas mais conservadoras; o PTB, formado com base na estrutura sindical forjada na era varguista, herdeiro de um projeto nacionalista e a UDN, constituída pela reunião de políticos antigetulistas, com forte cunho anticomunista, contrário à intervenção do Estado na economia e favorável à associação com o capital internacional.
Explicação: